terça-feira, 29 de setembro de 2009

O herói da Revolta de Vila Rica

Felipe dos Santos foi considerado o principal articulador da Revolta de Vila Rica. Por isso, foi preso, morto e esquartejado
Felipe dos Santos Freire nasceu em Portugal e marcou a História do Brasil principalmente por causa de sua oratória. Os relatos históricos contam que Felipe dos Santos era muito jovem e pertencia ao povo, tendo sido um rapaz muito pobre. Era um idealista que acreditava nas reivindicações populares e apenas por isso acabou sendo considerado o cabeça da Revolta de Vila Rica, tornando-se um dos grandes heróis do Brasil-Colônia.
Durante o chamado Ciclo da Mineração, não foram poucas as revoltas contra as ordens emanadas da Corte que visavam sempre recolher mais impostos aos cofres de Portugal. Os homens ricos e donos das minas eram sempre os que mais protestavam.
Na Revolta de Vila Rica de 28 de junho de 1720, os historiadores chamam a atenção apenas para as razões econômicas não dando o devido valor à figura de Felipe dos Santos, o jovem orador que animava o povo para que se rebelasse e gritasse pedindo a República.
Assim como Tiradentes, Felipe dos Santos arcou com as conseqüências porque era pobre e defendia interesses populares. Essa foi a razão para ter sido preso e esquartejado em julho de 1720. Foi considerado o dirigente principal da inssurreição, e as casas dos revolucionários foram queimadas sendo que estavam situadas onde atualmente fica o Morro das Queimadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário